terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CONSCIENTIZAÇÃO MISSIONÁRIA

CONSCIENTIZAÇÃO MISSIONÁRIA(João 4.31-37)

Com essas palavras ditas aos discípulos quando eles o viram conversar com a mulher Samaritana, Jesus queria conscientizá-los, e também a nós, sobre a sua obra. Jesus nos traz, com essas Palavras, uma conscientização missionária:

1. Jesus nos conscientiza sobre o tamanho da obra: (Mateus 9.37; 13.38)
A Seara é grande. Há muito trabalho para fazer!!!
*Estima-se que a terra tem uma população superior a 6,2 bilhões de habitantes;
*6.500 línguas distintas;*12.000 etnias (grupo biológico e culturalmente homogêneo);
*200 países organizados;
*HÁ A PREOCUPAÇÃO EM SABER QUE MAIS DE 2 BILHÕES DE PESSOAS NUNCA OUVIRAM FALAR DE JESUS CRISTO UMA ÚNICA VEZ;
*MUITOS POVOS NÃO TÊM A BÍBLIA EM SUA LÍNGUA E OUTROS POVOS TEM APENAS PORÇÕES DAS ESCRITURAS;
*Além disso há o CRESCIMENTO DAS RELIGIÕES NO MUNDO!Em Março de 2008 foi noticiado que o número de muçulmanos chegoua tal ponto que ultrapassou os católicos. (19,2% contra 17,4%). Se não houver uma reação evangélica na Europa, em 30 anos,Quase 100% da Europa será islâmica. Lá não será mais permitido pregar o Evangelho !!!Enquanto isso no Brasil:
*Há ainda uma inclinação nos círculos governamentais a favor do catolicismo;
* O Nordeste tem a menor porcentagem de evangélicos do Brasil. Em torno de15 milhões vivem no sertão pobre, mas apenas 3% são evangélicos;
*Existe a necessidade do evangelismo infantil:
*Aproximadamente 10 milhões de crianças ganham a vida nas ruas;*7 milhões de crianças trabalham;
*Aproximadamente 500.000 envolvidas em prostituição;
*Em 1999 já havia aproximadamente 540.000 já infectadas pelo vírus da AIDS;* Os escândalos e fraquezas morais envolvendo grandes personalidades evangélicas e líderes têm atrapalhado a pregação do evangelho e sua credibilidade.Diante de tudo isso me parece ver o Senhor Jesus Cristo clamando ainda hoje:“A Seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros” (Mt 9.37).

2. Jesus nos conscientiza sobre a urgência da obra.
(Os campos já estão brancos – prontos - para a colheita !)
Jesus viu as multidões como ovelhas que não tem pastor (Mt 9.36). Sem alguém para cuidar delas, suprir suas necessidades e protegê-las do perigo.Hoje ainda há um clamor mundial. Nunca na sua história o mundo clamou tanto por uma solução nas suas áreas religiosas, econômicas, familiares, sociais, por libertação, salvação. O mundo sofre por causa do pecado!A Humanidade tem depositado a sua esperança em homens.As nações clamam por alguém que irá dar-lhes uma solução para as suas necessidades e conflitos!O único que pode atender a todas as necessidades do mundo e tirar o seu pecadoÉ JESUS CRISTO! (João 1.29; Atos 4.12) E Ele nos chama para sermos suas testemunhas. Em todas as nações! (Atos 1.8)

3. Jesus nos conscientiza sobre a Sua visão e de Sua prioridade.
* Hoje existe uma crise de visão em muitas lideranças e pregadores evangélicos.MUITOS DE NÓS CRISTÃOS ESTAMOS VENDO NOSSAS PRÓPRIAS NECESSIDADES, FECHANDO-NOS EM NOSSO MUNDO E EM NOSSOS PRÓPRIOS PROBLEMAS. A CRUZ DE CRISTO NÃO SERVIU E NUNCA SERVIRÁ PARA ENRIQUCER AS PESSOAS, MAS PARA SALVAR-LHES DA MORTE E DA CONDENÇÃO ETERNA RECONCILIANDO A HUMANIDADE PERDIDA COM DEUS. (2 CORÍNTIOS 5.19-20)*Para o diabo não é problema para ele a igreja ter muitos eventos. É problema para ele quando os cristãos levantam-se para testemunhar e pregar o evangelho a toda criatura.
*João 4.33-34: A Prioridade de Jesus é buscar salvar o pecador (Lc 19.10).
*Mateus 28.18-20. As Quatro plenitudes da Missão:Todo o Poder: Plenitude de poder;Todas as nações: Plenitude da extensão; Jesus quer alcançar todas as nações.Jesus estará conosco todo o tempo: Plenitude dos tempos. (Mt 28.20; Mc 16.20; 2 Co 6.1)SE NÓS TIVERMOS A CONSCIÊNCIA DE QUE A VISÃO E PRIORIDADE DE JESUS É BUSCAR E SALVAR O PECADOR E RESTAURA-LO, NÓS NÃO TRABALHAREMOS APENAS PARA ELE MAS SIM, COM ELE!!!

4. Jesus nos conscientiza que cada vida é importante para Ele.
Vemos Jesus falando não só diante das multidões, mas com diversos tipos de pessoas individualmente.*NICODEMOS: (João 3)Um erudito; Respeitado; Teologicamente preparado.*A MULHER SAMARITANA: (João 4) Ela era inculta; Sem influência; Desprezada no meio do seu próprio povo;Os dois tinham uma coisa em comum: Ambos precisavam de Jesus CristoTodos pecaram (Romanos 3.23).Mas o amor de Deus é para Todos. (João 3.16)5. Jesus nos conscientiza de que haverá uma recompensa e uma grande festa no fim da colheita.*Podemos participar da alegria de Cristo ao ver uma vida se arrepender de seus pecados e vir até JESUS hoje mesmo! (Lc 15.7; Is 53.11);*Mas haverá uma festa no final da colheita quando uma multidão de todas as nações adorarão a Deus no final dos tempos, Durante toda a eternidade celebrando a salvação dada por Deus em Jesus Cristo. (Apocalipse 7.9-10). Jesus Cristo nos conscientiza da necessidade do mundo em ser alcançado com a mensagem do seu evangelho de amor e perdão à toda humanidade.ELE TE CHAMA PARA SER UMPESCADOR DE ALMAS.VOCÊ ACEITA O SEU CHAMADO?Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.(Eclesiastes 11.4)

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28.19-20).

Por: Alan G. de Sá (Coordenador Evangelismo Itaquerão-Pescadores de Almas)REFERÊNCIAS:
Intercessão Mundial. Edição Século 21. Horizontes América Latina
Teologia Bíblica de Missões. G. W. Peters. Ed. CPAD.
DICIONÁRIO FOLHA AURÈLIO
ANOTAÇÕES PESSOAIS durante Palestra do Pr. Waldemar (diretor Missão Kairós na FAESP).

A BUSCA DO SALVADOR

“A BUSCA DO SALVADOR”(Lc 19.10; 15.1 ss)
Por Alan G. de Sá.

Qual é a missão de Jesus Cristo? Qual é a sua busca? Qual é o seu principal desejo? Tudo que Jesus fez, incluindo seus milagres, prodígios, e tudo o que falou, ele tinha um propósito principal. Mas antes para entendermos é bom começarmos dizendo o que não é a missão de Jesus, o que Jesus não busca:Jesus não busca fazer do homem uma pessoa religiosa. Nos dias que Jesus andou entre nós já haviam muitas religiões, assim como hoje, porém elas não conseguiam levar o homem a Deus; Também Jesus não veio simplesmente criar um novo sistema de leis para ser seguido; Jesus Cristo também não veio fazer o ser humano um empresário bem sucedido, ele não veio fazer o pobre ficar rico do dia para noite.Porém a busca do Senhor Jesus Cristo é diferente. Ela não se limitou a Israel; essa busca de Jesus tem alcançado bairros, nações, povos de todas as classes sociais, de todas as raças. A sua busca é buscar e salvar aquele que se havia perdido, Ele veio buscar e levar o pecador ao arrependimento, e a voltar-se para Deus.

I – JESUS BUSCA O PECADOR PORQUE ELE PRECISA DE SALVAÇÃO. (Lc 15. 4-7).

Ao ser acusado pelos escribas e fariseus (representante de uma das mais importantes religiões da época), sobre o seu relacionamento com os pecadores, Jesus inicia a explicar a sua busca pelo pecador com este ensinamento, tendo por base a atividade econômica que havia em seus dias da criação de ovelhas, e do relacionamento delas com o pastor (Lc 15.4-7). Jesus busca o pecador porque ele precisa de salvação. Uma ovelha perdida não tinha mais o cuidado do seu pastor, além disso, uma ovelha perdida estava sujeita aos perigos de se perder para sempre, e a ovelha perdida estava sujeita ao perigo de ser atacada e morta por algum predador. Ela precisava ser salva de todos esses perigos!Jesus estava dizendo para eles que Ele busca o pecador para levá-los ao arrependimento porque ele precisa de Salvação. O homem sem Deus está sujeito a todos esses perigos, de se perder para sempre, sendo atacado e destruído por Satanás.A Palavra de Deus diz: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não se perda, mas tenha vida eterna” (João 3.16). Só Jesus pode dar essa salvação ao pecador: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.(At 4.12)O Pastor colocava a ovelha em seus ombros (v.5) quando ela estava cansada ou ferida. Jesus faz assim com o pecador, quando o encontra cansado e ferido, pelos pecados desta vida, das injustiças deste mundo, e Ele faz isso “cheio de júbilo” (v.5,6).

II – JESUS BUSCA O PECADOR PORQUE ELE É VALIOSO DEMAIS PARA ELE (Lc 15.8-10)

Porém aqueles religiosos precisavam de mais um ensino e mais uma vez Jesus usa o costume cultural que havia em seus dias para explicar que Ele busca o pecador porque ele é valioso demais para ele.Nos dias de Jesus era costume que partes do dote recebido fossem colocadas na cobertura da cabeça da mulher, formando um círculo de moedas (a dracma era uma moeda) presas a ela. A perda de uma dessas moedas causava a ela grande ansiedade. Então, em sua casa ela acendeu a luz e varria a casa, e no meio do lixo, procurava essa moeda que para ela tinha grande valor, não só material, mas sentimental. No meio do lixo!Como eram para aqueles religiosos, os publicanos e pecadores, reputados como lixos! Indignos de serem aceitos por Deus! Hoje ainda tem muitas pessoas que diante da sociedade e religiosidade vistas como “lixo”, pessoas presas aos vícios, a uma vida que não conseguem mudar, a problemas emocionais e espirituais, desprezadas por muitos, mas valiosas para Deus. Vamos com Jesus buscá-las no “meio do lixo”, pois são valiosas para Ele!

III – JESUS BUSCA O PECADOR PORQUE ELE QUER RECEBÊ-LO COMO FILHO (Lc 15.11-32)

Jesus conclui seu ensinamento mostrando que ele busca o pecador, porque ele deseja perdoá-lo e recebê-lo como filho. Nesta parábola, que comumente é chamada de “a Parábola do Filho Pródigo”, na verdade deveria se chamar a “Parábola do Pai compadecido”, porque é a reação do pai que é a chave para entendermos toda narrativa e seu significado. Mesmo o filho mais moço dizendo que não desejava ter mais nada a ver com o pai (v.12), o pai o recebeu como se nada tivesse acontecido (v.22-24). Assim, o Pai celestial busca o pecador para recebê-lo como filho.

IV – QUEM É O PECADOR?

Esse ensinamento de Jesus, na verdade é uma importante revelação para todos nós. TODOS NÓS SOMOS PECADORES. A PALAVRA DE DEUS DIZ: TODOS PECARAM (Rm 3.23). Todos nós precisamos do perdão de Deus, e o mais valioso ainda é o fato de que ele, através de Jesus Cristo, deseja nos dar esse perdão. Mesmo todos nós, sendo como esse filho que saiu da casa de seu pai, como a ovelha perdida do rebanho de seu pastor, e chegando no fundo do poço em muitos casos, ou em outros, como aquela dracma perdida no meio do lixo, para Jesus, todos temos valor. Ele deseja restaurar-nos e recebermos como filhos e filhas: “mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”.(João 1.12)

Você quer ser um filho de Deus, receba Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.
Como você tem visto os pecadores, como Jesus ou como os fariseus?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...