sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O DISCIPULO CONHECENDO AO DEUS VERDADEIRO. Lição 15 Curso Para Discipuladores


LIÇÃO 15: O DISCIPULO CONHECENDO AO DEUS VERDADEIRO

OBJETIVO: Levar o novo discipulo de Jesus Cristo a compreender que apesar de Deus não poder ser compreendido plenamente, pois é ilimitado e muito além de nossa compreensão, tudo o que dele podemos conhecer ele revelou através de Sua Palavra e plenamente na Pessoa de seu Filho Jesus Cristo.

Textos: Oséias 4.6; 6.3; Hebreus 11.6.
               
Apesar de todo debate histórico sobre a existência de Deus, a Bíblia trata disso como um fato: "No principio Deus" (Gn 1.1). Tudo vem dele, foi feito por ele e é sustentado por Ele. Ele não é só criador, mas também participa ativamente da história da humanidade e tem um propósito para ela e para sua criação (Ap. 21.1ss). O que a Bíblia fala a respeito de Deus? o que ele Escrituras?

A PESSOA DE DEUS
                 
Quando vamos falar sobre Deus,  ou qualquer outro assunto relacionado a Ele e ao seu Reino, devemos ter em mente o texto de Deuteronômio 29.29.  Questões sobre "de onde veio Deus" ou "quem criou Deus" devem ser rejeitadas por nós. Isso não é uma fuga para não pensarmos nestas questões, porém toda e qualquer resposta não sairá do campo da especulação, visto que em nenhum lugar a Bíblia trata delas. Porém, como diz o versículo: "as coisas ... reveladas são para nós e para nossos filhos, sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei. O que Deus revelou sobre sí mesmo?
                
 Como é Deus? como Billy Graham uma vez disse, a resposta a essa pergunta é muito dificil de ser dada, a menos que consideremos o que a própria Biblia fala sobre isso: Ele é exatamente como Jesus Cristo (João 1.18; 14.7-9). Além disso a Bíblia mostra que Deus se revela como:

Vivo e auto existente: João 5.26.
Espírito: João 4.24. Deus não é limitado as limitações humanas.
Tem personalidade: Êx 3.13,14;
Onipotente : Ele pode fazer tudo que esteja de acordo com sua vontade e natureza (Gn 17.1; Is 43.11-13. Fala da sua soberania. É um Deus presente e que age. Lucas 1.37.
Onisciente: Ele sabe de tudo, passado, presente e principalmente futuro. Samo 139; Is 41.21-23; Is 46. 9-10
Onipresente; Esta em todos os lugares ao mesmo tempo (salmo 139; Hb 4.13).
Ele é imutável: (Malaquias 3.6; Hb 13.8).
 Além destes, podemos listar outros atributos como bondade, amor, misericórdia, Santidade, retidão, zelo, justiça. Grande é o desejo do Senhor que o conheçamos! (Jeremias 9.23-24; Oséias 4.6; 6.3).

A TRINDADE
               
Apesar de não estar na Bíblia o nome "trindade", a realidade deste assunto é presente em toda a Bíblia Sagrada, tornando-se clara porém, no Novo Testamento. Trindade significa "tri-unidade" ou "três-em-unidade". É usada para resumir o ensinamento de que Deus é três pessoas, porém um único Deus, e não três deuses (Dt 6.4). Alguns textos que corroboram este ensino tanto no Antigo como no Novo Testamento: Gn 1.26; 3.22 ; 11.7, Is 6.8. Samos 45.6-7; Salmos 110.1-Mt 22.46; Mateus 3.13-17; 2 Corintios 13.13; Jo 1.1-3; At 5.3-4.
               
É um assunto que está além da capacidade humana de compreensão, porém isso não nega a veracidade deste ensino, que é claramente reve do nas Escrituras. 1 João 5.7.

JESUS É A MAIOR REVELAÇÃO DE DEUS.
                 
Podemos concluir este breve estudo mostrando que Jesus Cristo é a maior revelação da pessoa de Deus (Hb 1.1-3; Jo 1.1-3, 14,18; 14.8-9.
“Como é Deus?” “Será que Deus existe?” “Será que Ele é real?” são tipos de perguntas que todos nós já fizemos em algum momento de nossas vidas, quando ficamos perplexos diante de uma tragédia ou sem resposta para algo injusto que vemos ou acontece conosco. Porém a Bíblia Sagrada nos mostra que Deus é real e Ele deseja se relacionar com cada um de nós.

Para isso, depois da queda do homem, Deus tem se revelado de diversas formas, buscando um relacionamento pessoal com a humanidade, se revelando através dos profetas bíblicos (Hebreus 1.1), através de sua criação (Sl 19), através da sua lei em nossas consciências (Romanos 2.14-16). Porém, ainda não estava clara a resposta para essas questões relacionadas à existência e ao caráter de Deus. Então, Deus, o próprio Deus se manifestou em carne na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo (João 1.18). Em Jesus, Deus se revela para nós como um Deus de amor e compaixão, que deseja perdoar os nossos pecados e se relacionar conosco, que nos ama, demonstrando este amor quando deu a sua vida na cruz. Jesus Cristo é a maior revelação de Deus. (Hb 1.1-3)

“Deus mostra o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8)

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16)

Deus existe, é real, e através de Jesus Cristo, deseja se relacionar com você, perdoar nossos pecados e dar-nos vida eterna. Vamos seguir o conselho de Oséias 6.3.

BIBLIOGRAFIA:

BÍBLIA SAGRADA, revista e Atualizada. SBB
GRAHAM, Billy. O Cristão fiel, ed. proclamação.
Novos Convertidos. Ed. Betel
Discipulado 1, aluno. Ed. CPAD.
http://manejandobemapalavradaverdade.blogspot.com/2009/04/maior-revelacao-de-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...