sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O DISCIPULO E A CEIA DO SENHOR. Lição 20. Curso Para Discipuladores

LIÇÃO 20: O Discípulo e a Ceia do Senhor

Objetivo: Mostrar ao Novo Discípulo todo  o significado da Ceia do Senhor e Sua importância para a nossa vida Espiritual.

TEXTOS: Mt 26.26-29; 1 Co 11.23-25.   

    O Senhor Jesus instituiu duas ordenanças a serem observadas pela igreja: O batismo, que deve ser observada uma só vez, sendo o sinal de início da vida cristã. A outra ordenança é a Ceia do Senhor, ordenança que deve ser observada em toda a vida do crente como sinal de sua comunhão contínua com Jesus.

    A ceia do Senhor aponta para uma refeição de comunhão na presença de Deus no futuro. É sobre esse momento que o Senhor Jesus está falando quando disse: “E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai” (Mateus 26.29). Será um momento de grande alegria, de temor e de reverência diante da presença do Senhor. Em Apocalipse 19.9, o apóstolo João também fala sobre este momento como momento de grande alegria: “E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras Palavras de Deus”.
  
Devemos neste momento ter plena certeza da presença do Senhor em nosso meio, pois a ceia do Senhor reflete o propósito de Deus mostrado desde Gênesis ao Apocalipse, que é trazer seu povo a comunhão com ele e termos a alegria resultante desta comunhão. Vamos então procurar entender um pouco mais dos significados da Ceia do Senhor, de todo o seu simbolismo e importância da ceia do Senhor. Antes de falarmos de seu simbolismo, porém é preciso especificar sobre a questão da presença de Cristo nos elementos. É apenas simbólica e não literal no pão e no cálice. Há então a presença simbólica de Jesus nos elementos (pão e cálice) e também espiritual em nosso meio e nos abençoa espiritualmente nesta cerimônia.

SIGNIFICADOS PRESENTES NA CEIA DO SENHOR:

A MORTE DE CRISTO: Nela está presente um simbolismo da morte do Senhor por nós. Quando partido, o pão simboliza o seu corpo e quando bebido o cálice simboliza o seu sangue derramado por nós. Este é o motivo que ao participar da ceia do Senhor, nós também estamos proclamando a morte dele por nós, bem como sua ressurreição e volta (1 Co 11.26).
PROCLAMAMOS QUE SOMOS PARTICIPANTES DOS BENEFÍCIOS DA MORTE DO SENHOR: (Mateus 26.26). Tais benefícios são apenas para aqueles que estão em comunhão com o Senhor Jesus.
ELA TAMBÉM É ALIMENTO ESPIRITUAL: Há alimento e refrigério espiritual concedido por Jesus à nossa alma quando participamos da ceia do Senhor. Podemos entender isso pelas suas palavras (João 6.53-57). Isso está simbolizado e pode ser experimentado na ceia do Senhor.
A UNIDADE DOS CRISTÃOS: (1 Co 10.17). Quando participamos da ceia do Senhor há um sinal nítido de unidade entre os cristãos.
JESUS AFIRMA SEU AMOR POR MIM: O fato de participarmos da ceia do Senhor quer dizer que somos amados por ele, pois só podemos participar desse momento pela obra que ele fez por nos (Rm 5.8).
ELE AFIRMA QUE TODAS AS BENÇÃOS DA SALVAÇÃO SÃO PARA MIM E QUE EU O AMO.
QUEM É QUE PODE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR?

    Existe uma questão que paira na mente de muitos cristãos: quem pode participar da ceia do Senhor? Pode ser antes do batismo ou não?

    Biblicamente, a ceia do Senhor deve ser ministrada apenas aos que creem verdadeiramente em Cristo, que demonstraram verdadeiro sinal de conversão e permanência na fé Cristã. Devem ser batizados, pois o batismo é o sinal externo do inicio da vida cristã.

    Não podemos deixar de esquecer que deve sempre haver o autoexame antes de participar da ceia do Senhor (1 Co 11.27-29). Devemos refletir em nosso relacionamento com Deus e com nossos irmãos (Mt 5.23-24).

   Que cada um de nós possamos participar da ceia do Senhor e receber da sua graça e da sua presença, bem como vivermos este momento com o Senhor no seu reino no futuro.

REFERÊNCIAS:

BÍBLIA SAGRADA, versão Revista e Corrigida na grafia simplificada, versão João Ferreira de Almeida;

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistmática, atual e exaustiva. Editora Vida Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...