quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

POR QUE CASAR?

POR QUE ME CASAR?


(Gênesis 2.18-24)

Em meio ao relativismo moral e inversão de valores de nossos dias, essa é uma importante questão que devemos considerar, que influência na vida de toda a sociedade: “Por que me casar?”. Segue uma breve reflexão sobre o tema, que tive a alegria e privilégio de compartilhar em um casamento celebrado em 2011. Que Deus possa abençoar sua vida!


Diante deste momento especial de felicidade dos noivos aqui presentes, podemos meditar um pouco na seguinte pergunta que foi com certeza feita pelos noivos aqui presentes, e com certeza, pode estar presente na mente de alguns: “Por que me casar?”
Antes de buscarmos a resposta desta questão na filosofia ou psicologia, ou até mesmo nas religiões, devemos buscar a resposta desta pergunta nas Sagradas Escrituras, na Palavra de Deus.
Este texto que acabamos de ler (Gênesis 2.18-24) faz parte do livro chamado Gênesis, que fala das “origens” da criação de Deus de todas as coisas e de seu propósito original na criação de todas as coisas. E, em particular, podemos ver o seu propósito inicial para o casamento.
É importante que todos nós, principalmente os noivos, tenhamos claros em nossas mentes que o casamento de acordo com a vontade de Deus deve trazer alegria e satisfação a ambos, mesmo nas dificuldades. Haverá, porém tristezas e lamentações, se um dos dois, ou ambos, saírem do propósito original de Deus para o casamento. Podemos então refletir nas respostas desta questão: “Por que me casar?”
1º PORQUE É DA VONTADE DE DEUS (Gn 2.18)
“Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”
Deus havia dado ao homem uma posição de autoridade diante da criação, porém ainda lhe faltava algo, uma companheira que o ajudasse e o completasse.
Sobre esse texto, um livro judaico (Talmud) comenta: “Quem não tem esposa, vive sem alegria e sem benção” (Talmud, Iebamot, 62).
Sr. Noivo, mesmo que consiga na vida muitas conquistas e uma alta posição, jamais se sentirá feliz e completamente realizado sem o amor de sua esposa. Desde o inicio, Deus procurou deixar claro que o homem precisava de uma esposa (Gn 2.18). Entretanto, Ele também deixou claro a necessidade da mulher em ter o amor de seu marido.
2º PORQUE É APENAS NESTE AMBIENTE QUE DEUS APROVA A RELAÇÃO ÍNTIMA E A SATISFAÇÃO CONJUGAL.
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula, porém aos que se dão a prostituição e aos adúlteros, Deus os julgará” (Hebreus 13.4)
A sexualidade não é apenas para a procriação. É um presente de Deus, para a alegria do homem e da mulher, dentro do contexto do casamento. Entretanto, quando a Bíblia diz: “Portanto, deixará o homem o seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher e serão uma carne.” (Gênesis 2.24), Não fala apenas de uma união física, mas de algo mais profundo:
·         Ao casar, estão se unindo legalmente e publicamente. Se não é dada a devida importância ao aspecto legal, é como se fosse um “roubo”, de um contra o outro e contra Deus.


·         É uma união de almas. Noivos é importante compartilhar entre vocês seus sentimentos, desejos, medos, que seus corações sejam abertos um ao outro.


·         É uma união de virtudes. Como humanos, não somos perfeitos. Não devemos destacar os defeitos de nossa esposa ou marido, mas antes, devemos usar as nossas virtudes para completa-lo (a).
3º PORQUE DEUS USA O AMBIENTE FAMILIAR COMO UM MEIO DE EXPRESSAR O AMOR QUE ELE TEM POR NÓS.
Nós cristãos, cremos que a maior expressão do amor de Deus está em Jesus Cristo (João 3.16).
Porém a família é um meio que Deus usa para expressar o amor de Deus por nós, através do amor dos pais aos filhos, entre o marido e a mulher.
Para Deus o casamento é algo tão especial, que Ele compara ao relacionamento que o Senhor Jesus Cristo tem pelo seu povo, a igreja. (Efésios 5.25, 32-33).
Que o Senhor Jesus esteja sempre presente em vosso lar e em vossa vida.
Que o Senhor Jesus faça com que cada alegria prometida aos que o seguem e fazem a sua vontade se cumpra no vosso lar, em vossa vida. Amém.
Ev. Alan G. Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...