sexta-feira, 9 de novembro de 2012

COMO PREPARAR UM ENCONTRO PARA ESTUDO BÍBLICO

LIÇÃO 9: COMO PREPARAR UM ENCONTRO PARA ESTUDO BÍBLICO: (1 Tm 4.15-16).
                As orientações a seguir têm como objetivo direcionar o visitante e discipulador a preparar um estudo bíblico para ministrar nos lares, ajudando os novos convertidos  e irmãos que estão se reconciliando a crescerem na graça e conhecimento do Senhor, alimentando as suas (e as nossas almas) com a Palavra de Deus. Para termos um estudo bíblico nos lares com a benção de Deus, precisamos seguir os passos como se seguem:
 
1.       Antes de prepararmos o estudo, precisamos orar. Devemos buscar direção e sabedoria do Senhor para interpretarmos a Palavra Dele de forma correta, para não dizermos e ensinarmos o que Ele não falou e ensinou.
 
2.       O bom visitante e discipulador ao meditar em um texto da Palavra de Deus, irá interpretar o texto perguntando sempre em que contexto ele foi escrito; à quem foi dirigido originalmente; qual era o contexto daquela situação que esta narrada nas escrituras; se possível, entender a situação política daquele texto, enfim seu contexto histórico, para podermos, direcionados pelo Senhor, aplicá-lo corretamente nas nossas vidas e de nossos irmãos; 
 
3.       Devemos ter em mente que uma ministração da Palavra nos lares é diferente de uma ministração na igreja. Enquanto na igreja os ouvintes têm uma atitude passiva, de apenas ouvir, nos lares há uma interação, onde não só apenas falamos, mas deixamos também espaço para a outra pessoa comentar e perguntar sobre o assunto estudado. Devemos deixar o ouvinte expor suas dúvidas, porém tomando sempre o cuidado de evitarmos o assunto mudar de rumo, ou inverter os papéis.
 
4.       Devemos, ao expor a Palavra nos lares, falarmos de modo mais claro e simples possível. De modo que não deixemos dúvidas. Não precisamos usar palavras difíceis. O evangelho é simples. Além disso, não estamos dando aula de teologia (embora a teologia seja necessária para preparar o estudo bíblico), mas expondo a Palavra de Deus para edificação dos irmãos e da nossa.
 
5.       Vale lembrar de que ao expor a Palavra de Deus nos lares, devemos ser o mais objetivo possível, pois não é pelo muito falar que alcançaremos o nosso objetivo. Também se falarmos muito, haverá muita coisa para a pessoa visitada ou discipulada guardar. Estamos alimentando com leite e depois, gradativamente vamos “mudando a dieta”. Apesar de todos estes conselhos, vale lembrar: fale apenas o que Deus te O direcionar.
 
6.       Relacionado aos temas de estudos: O bom pregador do evangelho observa, sensibilizado pelo Espírito de Deus, as necessidades do povo que está a sua volta. Apesar de importante, temas como “quantos versículos e capítulos têm a bíblia” ou “se a bíblia fala de dinossauros ou não” e etc, dificilmente vá salvar alguém. É melhor ficarmos com a mensagem de “Cristo e este crucificado.”
 
7.       Além disso, há muitas necessidades entre as pessoas: libertação, tentação, depressão, problemas conjugais, comportamento sexual, etc. E a palavra de Deus fala sobre cada assunto. Qualquer dúvida, nós estamos aqui para ajudar e aprendermos juntos. Também aceitamos sugestões sobre temas para os encontros.
 
Deus continue vos abençoando e usando poderosamente para Sua glória;
Grupo de evangelismo, visita e discipulado Assembléia de Deus Jd. Helena.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...