terça-feira, 2 de abril de 2013

O CAMINHO DO DISCIPULADO


 O CAMINHO DO DISCIPULADO

 (Mt 16.24-26; Mc. 8.34-9.7)
Ser discípulo de Jesus é um caminho de renúncia em muitos momentos, porém a maior recompensa deste caminho é ter o próprio Jesus conosco, ter comunhão com Ele, e vida eterna, não só nesta vida, mas na futura.

Através desta breve mensagem, nos perguntamos: Somos verdadeiros discípulos de Cristo? E se somos, qual é a nossa verdadeira recompensa?

O que é ser um discípulo de Jesus?
É ser seu seguidor, estando aberto para aprender, vivendo sobre a influência de seus ensinos e se esforçando para viver de acordo com seus princípios. Em todas as gerações sempre serão aqueles que responderam “sim” ao chamado de Jesus: “Aprendei de Mim.” (Mt 11.28-30).

I-O VERDADEIRO DISCÍPULO DEVE TER COMPROMISSO COM JESUS CRISTO:
v. 34: “Se alguém quiser vir após mim” (Jesus não obriga, Ele diz “se alguém quiser”, porém é do modo dEle e não nosso. “Vir após mim” significa “andar junto, lado a lado.”
Estar com ele, nele.
João 8.31: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos.
João 15.1-8: Estai em mim, e eu em vós; (...) nisto é glorificado meu pai que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos.

II-O VERDADEIRO DISCIPULO DE JESUS CRISTO ESTÁ DISPOSTO A ENFRENTAR PERDAS POR AMOR A ELE.
v.34: “ negue-se a si mesmo”
v.35: “Qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho.”
O cristão em algumas situações, não terá vitória neste mundo, mas terá de perder para poder ganhar a Cristo. Negar-se significa contradizer a si mesmo, desconsiderando os próprios interesses. O apóstolo Paulo deu este testemunho em Fp 3.3-8

III-O VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS CRISTO É SUA TESTEMUNHA FIEL MESMO DIANTE DA REPROVAÇÃO DO MUNDO.
V.34: “tome a sua cruz, e siga-me”
v.38: “qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele.
Tomara a cruz: Apenas o criminoso condenado à crucificação levava a cruz às costas até o local de execução em sinal de humilhação e vergonha, sendo humilhado e até hostilizado pelas pessoas, por onde passava.
 Deus vê esta geração como adúltera e pecadora, e o único caminho de salvação é Jesus Cristo. Não podemos nos envergonhar, mas testemunhar da única esperança de Salvação para esta geração, Jesus Cristo, mesmo diante da oposição do mundo.

IV-O VERDADEIRO DISCIPULO DE JESUS CRISTO TERÁ PARA ELE, O PRÓPRIO SENHOR JESUS COMO RECOMPENSA.
Os discípulos passaram aquela semana pensando nas palavras de Jesus. Pedro poderia sentir-se magoado com o Senhor, Pensando: “será que vale a pena, tamanho compromisso com Jesus?” Porém a Palavra de Deus diz:
v. 2: “Seis dias depois”, Jesus os levou para um alto monte mostrando verdadeiramente quem ele é, testificado pela voz do Pai que dizia do céu: v.7: “Este é meu Filho amado, a ele ouvi”
A recompensa para o verdadeiro discípulo de Jesus, é o próprio Senhor Jesus Cristo! Não devemos esperar por nada além dEle!

CONCLUSÃO:
Que nossos corações tenham por objetivo seguir ao Senhor Jesus pelo que Ele é, não pelo que Ele pode fazer por nós, a não ser por ser o nosso Senhor e Salvador, Rei do Universo, o único que perdoa os nossos pecados e que concede vida eterna, porque Jesus Cristo é a recompensa para o discípulo fiel.

Uma breve oração:
Se eu digo que sou um cristão, porém não desejo comprometer-me contigo tomando sobre mim a minha cruz, não sou um verdadeiro discípulo de Cristo;
Se eu digo que sou um cristão, porém não te amo Senhor, mais que meus bens e relacionamentos, ou que os prazeres que este mundo pode me proporcionar, e não colocá-lo acima de tudo, não sou um verdadeiro discípulo de Cristo;
Se eu digo que sou um cristão, mas tenho vergonha de ti e das tuas Palavras que podem salvar o pecador e que dão vida eterna, ou se posso pregar e digo apenas o que as pessoas querem ouvir e não a Palavra de Deus, não sou um verdadeiro discípulo de Cristo.
Que eu possa Senhor, a cada dia, tomar a minha cruz e segui-lo, seja por verdes pastos e águas tranquilas, ou pelo Vale da sombra da morte; Que tu Senhor, ajuda-me a não deixar a minha cruz, mas sim, ser fiel até a morte, para de Ti, receber a coroa da vida, na Tua presença, na eternidade Senhor. Amém.

Ev. Alan G. De Sá

2 comentários:

  1. Irmão Alan disse muito bem um discípulo de Jesus é uma pessoa que não vive para si mesma, é uma nova criatura, é uma pessoa cheia do amor de Deus, uma pessoa crucificada, uma pessoa que dá sem esperar receber, uma pessoa comprometida com Cristo que vive afastada dos prazeres que este mundo oferece, esperando a sua recompensa não nesta vida, mas na futura, no entanto se Deus abrir as portas do céu e ele for abençoado, fica humilde, e diz a Deus que tudo é dEle.
    Amigo irmão se desejar visite o Peregrino E Servo ou faça o que estiver no seu coração.
    Desejo muita paz de Jesus.
    António.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário meu irmão! Que Deus continue abençoando sua vida e sua família!

    Que Deus nos ajude a cada dia seguirmos firmes nesse caminho do discipulado!


    Ev.Alan

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...