terça-feira, 2 de abril de 2013

O CAMINHO DO DISCIPULADO


 O CAMINHO DO DISCIPULADO

 (Mt 16.24-26; Mc. 8.34-9.7)
Ser discípulo de Jesus é um caminho de renúncia em muitos momentos, porém a maior recompensa deste caminho é ter o próprio Jesus conosco, ter comunhão com Ele, e vida eterna, não só nesta vida, mas na futura.

Através desta breve mensagem, nos perguntamos: Somos verdadeiros discípulos de Cristo? E se somos, qual é a nossa verdadeira recompensa?

O que é ser um discípulo de Jesus?
É ser seu seguidor, estando aberto para aprender, vivendo sobre a influência de seus ensinos e se esforçando para viver de acordo com seus princípios. Em todas as gerações sempre serão aqueles que responderam “sim” ao chamado de Jesus: “Aprendei de Mim.” (Mt 11.28-30).

I-O VERDADEIRO DISCÍPULO DEVE TER COMPROMISSO COM JESUS CRISTO:
v. 34: “Se alguém quiser vir após mim” (Jesus não obriga, Ele diz “se alguém quiser”, porém é do modo dEle e não nosso. “Vir após mim” significa “andar junto, lado a lado.”
Estar com ele, nele.
João 8.31: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos.
João 15.1-8: Estai em mim, e eu em vós; (...) nisto é glorificado meu pai que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos.

II-O VERDADEIRO DISCIPULO DE JESUS CRISTO ESTÁ DISPOSTO A ENFRENTAR PERDAS POR AMOR A ELE.
v.34: “ negue-se a si mesmo”
v.35: “Qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho.”
O cristão em algumas situações, não terá vitória neste mundo, mas terá de perder para poder ganhar a Cristo. Negar-se significa contradizer a si mesmo, desconsiderando os próprios interesses. O apóstolo Paulo deu este testemunho em Fp 3.3-8

III-O VERDADEIRO DISCÍPULO DE JESUS CRISTO É SUA TESTEMUNHA FIEL MESMO DIANTE DA REPROVAÇÃO DO MUNDO.
V.34: “tome a sua cruz, e siga-me”
v.38: “qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele.
Tomara a cruz: Apenas o criminoso condenado à crucificação levava a cruz às costas até o local de execução em sinal de humilhação e vergonha, sendo humilhado e até hostilizado pelas pessoas, por onde passava.
 Deus vê esta geração como adúltera e pecadora, e o único caminho de salvação é Jesus Cristo. Não podemos nos envergonhar, mas testemunhar da única esperança de Salvação para esta geração, Jesus Cristo, mesmo diante da oposição do mundo.

IV-O VERDADEIRO DISCIPULO DE JESUS CRISTO TERÁ PARA ELE, O PRÓPRIO SENHOR JESUS COMO RECOMPENSA.
Os discípulos passaram aquela semana pensando nas palavras de Jesus. Pedro poderia sentir-se magoado com o Senhor, Pensando: “será que vale a pena, tamanho compromisso com Jesus?” Porém a Palavra de Deus diz:
v. 2: “Seis dias depois”, Jesus os levou para um alto monte mostrando verdadeiramente quem ele é, testificado pela voz do Pai que dizia do céu: v.7: “Este é meu Filho amado, a ele ouvi”
A recompensa para o verdadeiro discípulo de Jesus, é o próprio Senhor Jesus Cristo! Não devemos esperar por nada além dEle!

CONCLUSÃO:
Que nossos corações tenham por objetivo seguir ao Senhor Jesus pelo que Ele é, não pelo que Ele pode fazer por nós, a não ser por ser o nosso Senhor e Salvador, Rei do Universo, o único que perdoa os nossos pecados e que concede vida eterna, porque Jesus Cristo é a recompensa para o discípulo fiel.

Uma breve oração:
Se eu digo que sou um cristão, porém não desejo comprometer-me contigo tomando sobre mim a minha cruz, não sou um verdadeiro discípulo de Cristo;
Se eu digo que sou um cristão, porém não te amo Senhor, mais que meus bens e relacionamentos, ou que os prazeres que este mundo pode me proporcionar, e não colocá-lo acima de tudo, não sou um verdadeiro discípulo de Cristo;
Se eu digo que sou um cristão, mas tenho vergonha de ti e das tuas Palavras que podem salvar o pecador e que dão vida eterna, ou se posso pregar e digo apenas o que as pessoas querem ouvir e não a Palavra de Deus, não sou um verdadeiro discípulo de Cristo.
Que eu possa Senhor, a cada dia, tomar a minha cruz e segui-lo, seja por verdes pastos e águas tranquilas, ou pelo Vale da sombra da morte; Que tu Senhor, ajuda-me a não deixar a minha cruz, mas sim, ser fiel até a morte, para de Ti, receber a coroa da vida, na Tua presença, na eternidade Senhor. Amém.

Ev. Alan G. De Sá

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...