quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A CENTRALIDADE DA PALAVRA DE DEUS

A CENTRALIDADE DA PALAVRA DE DEUS
(Salmo 19)
A Palavra do Senhor é central para nós porque vemos nela quatro características que provam  isso:
I – Ela é central porque é necessária para nós;
II – Ela é central porque é Autoridade sobre nossa vida;
III – Ela é central porque é suficiente para nós;
IV – Ela é central porque é clara em revelar a vontade e salvação de Deus para nós.

I – A PALAVRA DE DEUS É NECESSÁRIA PARA NÓS (Salmo 19.1-4)
            O Salmista diz que os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. A criação nos deve levar a glorificar a Deus, reconhecendo sua divindade e seu eterno poder (Romanos 1.20). Entretanto, a revelação contida na Palavra de Deus é necessária. Ao dizer que ela é necessária, significa dizer que a Bíblia é necessária para conhecer o evangelho, para conservar a vida espiritual e para conhecer a vontade de Deus.
II – A PALAVRA DE DEUS É CENTRAL PORQUE É AUTORIDADE SOBRE NOSSA VIDA (Salmo 19.7)
Ela é chamada “A Lei do Senhor” (Salmo 19.7). Ela tem autoridade. Falar que ela tem autoridade significa dizer que todas as Palavras da Escrituras são Palavras de Deus, de modo que não crer em alguma Palavra da Bíblia ou desobedecer a ela é não crer em Deus ou desobedecer a Ele.
III – A PALAVRA DE DEUS É CENTRAL PORQUE É SUFICIENTE PARA NÓS.
Dizer que as Escrituras são suficientes significa dizer que a Bíblia contém  todas as palavras divinas que Deus quis dar ao seu povo em cada estágio da história da redenção e que hoje contém todas as Palavras de Deus que precisamos para a salvação, para que, de maneira perfeita, nele possamos confiar e a ele obedecer.
2 Timóteo 3.15; Tiago 1.18; 1 Pe 1.23.

IV – A PALAVRA DE DEUS É CENTRAL EM REVELAR VONTADE E A SALVAÇÃO DE DEUS PARA NÓS. (Salmo 19.12-14)
Dizer que as Escrituras são claras é dizer que a Bíblia está escrita de modo tal que seus ensinamentos podem ser compreendidos por todos os que a lerem buscando o auxílio de Deus e se dispondo a obedecê-la.
Essa afirmação não nega o fato de que até mesmo muitos servos de Deus sinceros interpretam a Palavra do Senhor erroneamente. Isso se deve ao fato de além de nossa limitação humana, o uso incorreto das regras de interpretação.
Entretanto, a Palavra do Senhor é clara em mostrar a nossa natureza pecaminosa e a nossa necessidade de um salvador. Ela aponta para Jesus. A Bíblia Sagrada Claramente nos revela que o Senhor Jesus Cristo é nosso Salvador (João 3.16).
Ele mesmo disse isso aos seus discípulos (Lucas 24.25-32; 44-48).
Que o Senhor nos abençoe que a Sua Palavra seja  o centro na vida de cada um de nós! Amém!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...