sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CORPO, ALMA E ESPÍRITO: INSTRUMENTOS DE ADORAÇÃO.

CORPO, ALMA E ESPÍRITO: INSTRUMENTOS DE ADORAÇÃO.
Pré aula lição 8. Ev. Alan de Sá
comentário para a revista da editora betel "Adoração e Louvor". Comentarista Pr. José Elias Croce.


LEVITAS ONTEM E HOJE, A CRISE DE IDENTIDADE

LEVITAS ONTEM E HOJE, A CRISE DE IDENTIDADE. 
Pré Aula lição 7.

Quem eram os levitas?

Os levitas eram os descendentes de Levi, terceiro filho de Jacó e o progenitor de uma das doze tribos de Israel. Vemos em Números 18 os direitos e as responsabilidades dos sacerdotes e levitas. De acordo com o texto bíblico eles deviam se juntar ao serviço de Arão, o qual também era levita, para a administração do tabernáculo (Nm 18.6; Ex 38.21).

Os levitas foram tomados dentre as doze tribos de Israel para o serviço a Deus, em lugar dos primogênitos (Nm 3.12-20). Esse foi o motivo da tribo de Levi não receber herança tribal, pois conforme Deuteronômio 10.9, o Senhor seria a herança deles. Eram sustentados diretamente pelo Senhor, através dos dízimos do povo ( Lv 27.32 ss; Nm 18.21-24). Vemos em Números 35.1-8 que eles receberam cidades para residirem, cidades estas que eram espalhadas por todo o território de Israel (Josué 21).

Suas responsabilidades, a princípio eram relacionadas ao tabernáculo (Nm 3.6-9), mas depois da construção do templo, suas responsabilidades foram adaptadas para atender aos cultos do Santuário (1 Cr 23.24 ss).

Eles, para servirem na casa do Senhor, precisavam cumprir elevadas exigências de perfeição pessoal (Lv 21.18-23).

Os levitas também possuíam suas tendas ao redor do tabernáculo, para guardar as coisas sagradas (Nm 1.53; 3.10). Eles faziam isso para lembrar a todo o Israel que Deus é Santo.O povo de Israel devia vê-los como exemplo de santidade.

Além disso, tinham responsabilidades:

- de ensinar a Palavra de Deus (Dt 31.9-12; Ml 2.4-7);
- questões judicias (2 Cr 19.8,11).
- Em questões de discernimento (Dt 33.8) Tumim e Urim.

Todas essas responsabilidades eram para que Israel fosse uma nação separada diante de Deus, santa em todos os aspectos de vida , e não apenas na vida religiosa.

Conclusão

No Novo testamento, não existe um “ministério levítico”, pois Levi, como vimos era uma tribo das tribos de Israel. Entretanto, fica a lição de que os crentes em Cristo Jesus, conforme ensina o livro de Hebreus e Ap 1.6, 5.10, atinge a condição de reino sacerdotal. Os crentes em Jesus, conforme ensina 1 Pe 2.5, 9 são:

“vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para ofereceres sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.”
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Todos aqueles que estão em Cristo Jesus tem a responsabilidade de vier para a glória de Deus, refletindo sua santidade, louvando seu nome e anunciando sua Palavra para que seu nome seja verdadeiramente engrandecido e conhecido de todas as nações. Que cada um de nós aprendamos e apliquemos esses princípios ensinados pela Palavra de Deus em nossas vidas.

Referências:

Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. R.N. Champlin. Ed. Hagnos.
Quem é quem na Bíblia Sagrada. Paul Gardner, Ed. Vida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Ed. CPAD.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...